Fonte dos Passarinhos
- Espaço Urbano
- Espaços de Lazer
- Quinta das Flores
- Fonte dos Passarinhos
Fonte dos Passarinhos
A Fonte dos Passarinhos estava integrada na Quinta do Porto, rebatizada de Quinta das Flores pelo Dr. Francisco Ribeiro Spínola. Esta fonte é identificável por um painel de azulejos colocado ao centro, na zona cimeira, encimada por um vaso de coroamento, em mármore, com doze gomos. Atualmente a água da fonte não corre para nenhum tanque por se encontrar canalizada, através de um pequeno depósito instalado no subsolo, para a ribeira de Massamá, que lhe está contígua.
A sua frontaria está delimitada por uma estrutura com um arco de volta perfeita revestido por pequenas pedras de diferentes tonalidades (pedaços de vidro azul e cerâmica vermelha) que decoram as duas voltas que compõem aquele arco, com um desenho geométrico, meramente decorativo. Numa volta ovalizada está inserida a porta da mina. O piso está revestido com calçada à portuguesa.
Completam a frontaria da fonte, dois bancos construídos em alvenaria encimados por dois vasos de coroamento, em mármore, e com os assentos revestidos a azulejos, em que predomina o azul e o amarelo, sem qualquer desenho definido.
Fonte: Massamá = Maçtmã : freguesia do Concelho de Sintra / F. Hermínio Santos ; colab. Orlando Gonçalves Gomes, Catarina Coelho ; rev. final de texto Carlos Botelho. - Massamá : Junta de Freguesia de Massamá, 2013