
Orçamento Participativo Jovem
-
UF Massamá e Monte Abraão
-
Participar
- Orçamento Participativo Jovem
O Orçamento Participativo (OP) Jovem foi lançado em novembro de 2019 sendo mais uma aposta deste Executivo na importância da participação da comunidade na governação da Freguesia. O OP Jovem complementa o OP já existente desde 2014 (que apenas permitia a participação a partir dos 18 anos) e os Mini-Presidentes (igualmente com início em 2014 e com a participação de crianças até ao 5º ano de escolaridade), dando a possibilidade do poder de decisão a uma faixa etária cuja participação estava limitada.
A estratégia pensada para o OP Jovem teve como objetivo, os jovens serem peça importante ao longo de todo o processo, fazendo deles parte integrante da construção desta ferramenta de participação, através de um grupo de trabalho com alunos representativos das 5 escolas da freguesia (2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário).
Nesse sentido, as reuniões e sessões vão decorrendo nas escolas, entre os jovens, a Autarquia e as direções dos estabelecimentos de ensino, para dar continuidade ao processo do OP Jovem, como por exemplo, apresentando e debatendo propostas para a Freguesia.
Ao longo do OP, o método da gamificação estará intrinsecamente presente nas várias fases do processo, via atribuição de pontos, consoante a participação ativa em todo o percurso, como modo de valorizar e motivar a participação.