Mensagem do Presidente Pedro Brás - Feliz Ano e Orçamento para 2021 aprovado
-
UF Massamá e Monte Abraão
-
União das freguesias
-
Notícias
- Mensagem do Presidente Pedro Brás - Feliz Ano e Orçamento para 2021 aprovado
Caras e caros fregueses,
Aproxima-se um novo ano, cheio de expetativa e esperança.
A pandemia veio alterar os nossos hábitos e comportamentos e reforçar as nossas práticas de proteção e laços de solidariedade. Mudou o nosso quotidiano, apelou à nossa capacidade de adaptação, de resistência e resiliência.
É perante este cenário de grande adversidade que aprovámos o nosso orçamento num montante de 2.5M €, o que representa uma diminuição global de cerca 6% em relação ao ano anterior.
As contrariedades que enfrentamos resultam na quebra de receita ocorrida em 2020 e que estende a 2021. No entanto, não deixamos no orçamento para 2021, de reforçar o apoio social e assegurar a lógica de continuidade na realização de investimento desenvolvido nestes últimos anos, em estreita colaboração com o Município.
Para combater o impacto social resultante da pandemia, reforçámos – ou melhor, voltámos a reforçar – os programas de apoio alimentar, em mais de 75%.
Continuaremos empenhados em reforçar o apoio às famílias, através da cooperação com as entidades locais e de saúde com vista a uma integração de respostas sociais, nomeadamente na execução do programa operacional de apoio às pessoas mais carenciadas e no acesso ao fundo de emergência social municipal, bem como apoiar as instituições e associações da freguesia.
Continuaremos a assegurar o atendimento social no terreno, aliando a esta atividade a possibilidade de desmaterializar a gestão dos processos sociais, que permite direcionar o foco da ação para as respostas sociais necessárias face às dificuldades que vão surgindo por parte das famílias.
A Educação é um eixo fundamental de uma democracia que merece, neste orçamento, um destaque importante. Pretende assim, a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, valorizar as pessoas, em particular os jovens, através da criação de bolsas de mérito com vista a contribuir para um aumento da qualificação educativa de cada jovem, criando de forma indireta, comunidades desenvolvidas e geradoras de cidadãos preparados para os desafios futuros.
Continuaremos a apostar em ferramentas promotoras da participação direta dos cidadãos, como o Orçamento Participativo, o Orçamento Participativo Jovem, os Mini-Presidentes, a plataforma de ocorrências OMeuBairro, a transmissão das reuniões públicas, os Diretos quinzenais ou outras que entendamos serem possíveis de aproximar mais os cidadãos da vida a sua comunidade, nomeadamente, através do voluntariado.
Para apoiar a economia local continuaremos o caminho de valorização do comércio local, iniciado em 2014 com o projeto do cartão Freguês. Hoje, além do Freguês, temos outras ferramentas de promoção de tão importante projeto, como o site dedicado, passando pelas iniciativas de estímulo ao consumo no nosso comércio local. Além disso, não deixaremos de lançar medidas de estímulo ao consumo junto do comércio local, tal como o fizemos com o “Compre na Freguesia” ou o “Programa de Apoio à Economia Local”, em 2020.
Como diversas vezes afirmo, uma comunidade com vida, necessita de um comércio vivo para que o desenvolvimento do território se faça assente na dinamização económica.
O intenso e profícuo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, tem valorizado as pessoas e a economia local, tal como tem sido claro e notório a valorização do território, através do investimento realizado na prossecução da melhoria contínua no que respeita à manutenção e conservação do mobiliário urbano, vias pedonais, parque escolar, parques urbanos e de lazer bem como espaços de jogos e recreio.
No ano de 2021, vamos dar seguimento à execução de um relevante conjunto de investimentos articulados com o município, que, entretanto, tem vindo a registar uma evolução no desenvolvimento dos seus projetos, nomeadamente:
• Av. Capitão Gomes Rocha – em fase de conclusão de projeto e empreitada lançada em 2020/2021;
• Reperfilamento Alto de Monte Abraão – em execução da obra com vista à geração de melhoria de circulação pedonal e estacionamento em 2021;
• Plano de Recuperação de Vias – em execução continua, em diferentes artérias, promovendo a acessibilidade pedonal e aumento da oferta de estacionamento;
• Projeto de requalificação da Rua Direita de Massamá – em fase de conclusão do estudo;
• Parque Inclusivo – em fase de elaboração e preparação do caderno de encargos a lançar ainda em 2020.
• Creche municipal – fase de estudo prévio;
• Requalificação de áreas verdes – exemplo da rotunda Padre Francisco José Dos Santos.
No que respeita à valorização do património, releva-se a intenção reabilitar o tanque do miradouro na Quinta das Flores, com a instalação de um espaço de restauração com vista panorâmica para o jardim. De igual modo, e, após fim do projeto da casa animada, que ocupava as instalações junto ao tanque de aprendizagem, pretende-se desenvolver um centro desportivo e de lazer, como forma de reabilitar toda a área envolvente e assim dignificar ainda mais este local. Paralelamente, dignificar a bica de água existente no Beco Eugénio Castro.
Este é um orçamento que reflete a necessidade de apostar nas pessoas e no território. Um orçamento que responde aos desafios que o ano 2021 nos traz, apesar da incerteza e imprevisibilidade em que vivemos.
O novo ano, com as notícias sobre a vacina, deve ser encarado com confiança. No entanto, teremos de manter um espírito de responsabilidade individual bem presente para a preservação do bem-comum que é a saúde de todos nós.
Desejo transmitir a todas e todos fregueses, uma mensagem de força e perseverança, para que possamos viver momentos de alegria em 2021.
Desejo um bom Ano Novo a toda a Comunidade!!!
Pedro Oliveira Brás
Veja o Orçamento AQUI