Aprovado Orçamento e Grandes Opções do Plano da Freguesia para 2015 Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 05 Novembro 2014 17:11

2015A Assembleia de Freguesia aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano 2015 que contêm o Plano de Investimentos e outras orientações estratégicas que a Junta de Freguesia pretende implementar no próximo ano, bem como o plano das ações e iniciativas a realizar em 2015.
O documento aprovado cifra-se em 2.112.621,32 euros. Este Orçamento concretiza uma estratégia de desenvolvimento da comunidade, alicerçada em eixos fundamentais, como o reforço da intervenção comunitária, o investimento no espaço público, a governação participada e a dinamização da freguesia envolvendo as pessoas e o comércio local.

Sublinhe-se que, face a 2014, as transferências correntes aumentaram em cerca de 7%,suportado em larga medida pelo aumento da verba referente às competências delegadas na Junta de Freguesia por parte da CMS. De referir que o Fundo de Financiamento das Freguesias teve um corte de 11.033,63 euros. No que respeita à despesa, destaca-se o peso com o Espaço Público de 48% e da Intervenção Comunitária de  22%.

De igual forma, sublinhe-se a manutenção dos projetos de índole social e o reforço no apoio as famílias mais carenciadas, através do aumento das verbas em projetos como a Mercearia Solidária, Aquisição de medicamentos e o Olá bebé, representando um aumento na ordem dos 15%.

É de destacar também o apoio dado às instituições da freguesia que, por via dos protocolos de colaboração assinados, assumiram um compromisso, tendo sido penalizadas aquelas que não cumpriram com o estipulado parcialmente ou na totalidade.

Outro grande aspeto estratégico para a freguesia é a sua dinamização. Este orçamento inclui atividades que, pelo seu baixo custo, se inserem na visão de usufruto do espaço público e de envolvimento da comunidade em prol do cidadão, contribuindo para uma maior identificação com a freguesia. Destaca-se assim a realização do mês de juventude, as feiras de artesanato, a dinamização do mercado de Massamá, as manhãs desportivas, as festas no parque, entre outras atividades.

Correlacionado com o dinamismo da freguesia, está a aposta de apoio ao comércio local contribuindo para um maior conhecimento do nosso tecido empresarial. Durante o ano de 2015 serão desenvolvidas algumas iniciativas como a realização de um Fórum empresarial, a feira do emprego e das profissões, o concurso de montras e a forte aposta na divulgação e promoção do cartão “Freguês”, junto do comércio e da população.

O presente documento reflete, igualmente, os resultados da iniciativa Orçamento Participativo 2014, que pela primeira vez foi implementado na Freguesia, sendo que do mesmo resultou a priorização de diversas iniciativas e investimentos identificados pela população, através do seu voto, que tem repercussão no presente orçamento ao nível do investimento, com um valor toal cabimentado em mais de 200  mil euros e que representa um crescimento de 14% face ao ano anterior. A Freguesia terá um conjunto de investimento público realizados pela CMS, dos quais destacamos:

- Requalificação da Pc. Cesário Verde;
- Construção da rotunda junto ao Chafariz acompanhada de repavimentação do eixo viário;
- Reperfilamento e repavimentação da Av António Correa de Sá;
- Construção de um parque infantil e geriátrico na urbanização Cidade Desportiva e no bairro 1ºMaio, onde igualmente, será vedado o ringue de jogos existente.

Além destas intervenções,  a Junta de Freguesia irá construir instalações sanitárias no parque urbano da Quinta das Flores e bem como a instalação de equipamento infantil e sénior na urbanização do Alto de Tercena. O projeto raízes, esse, será alvo de intervenção no novo espaço que possui, na rua Diogo cão e que permitirá potenciar o enorme trabalho de qualidade que tem sido feito neste projeto durante os anos da sua existência.

É um orçamento fortemente marcado pela participação das pessoas, e que combina o rigor orçamental com a necessidade de reforço dos projetos sociais e o investimento no espaço público.

pdf icon Consulte aqui o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2015

- Feira do Porta-Bagagem