Aviso - Atenção à Lagarta do Pinheiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 08 Janeiro 2019 15:01

lagarta-pinheiroIniciou o período de infestação dos pinheiros pela “Processionária”, mais conhecida como Lagarta do Pinheiro. Esta lagarta pode levar ao aparecimento de urticárias agudas de contacto, sobretudo em ambientes escolares. Como forma de prevenção, recomenda-se à população que evite passear em locais onde existam pinheiros, durante os meses de janeiro a maio, ou levar a passear animais de estimação durante este período.

O contacto com a processionária do pinheiro (bravo e manso) causa diversas alergias, tais como: irritação na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, com gravidade dependendo de cada pessoa.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, é recomendado que consulte de imediato o posto médico mais próximo ou contacte o SNS através do número 800 24 24 24. No caso dos animais, caso suspeite de contacto, visite o veterinário mais próximo.

Como são as Lagartas do Pinheiro?

São lagartas que estão em crescimento ativo e constroem os ninhos de Inverno designados vulgarmente novelos de seda; as lagartas completamente desenvolvidas abandonam os ninhos e descem as árvores para se enterrarem no solo.

Normalmente andam umas atrás das outras em procissão, dai o nome processionária.

Sempre que sejam identificados ninhos ou lagartas informe a Proteção Civil Municipal, através do número 219 105 880.

- Feira do Porta-Bagagem

Aviso - Atenção à Lagarta do Pinheiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 08 Janeiro 2019 15:01

Como são as Lagartas do Pinheiro?

spankbang