11ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 16 Novembro 2017 11:11

11edicao LisbonsintraO Lisbon & Sintra Film Festival, realiza a sua 11ª edição de 17 a 26 de novembro. Mais de 90 convidados e dezenas de filmes integram este festival de cinema e outras artes.

O festival volta a reunir o que de melhor se faz no mundo da sétima arte, com um programa de qualidade e inovador. O LEFEST aposta na interligação de propostas culturais, aliando o cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas, e afirma-se enquanto lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a atualidade.

A atriz Isabelle Huppert será o foco principal do Lisbon & Sintra Film Festival ’17, com uma grande retrospetiva dos filmes que protagonizou, que serão exibidos no Centro Cultural Olga Cadaval, e com uma exposição de fotografia, Isabelle Huppert: Woman of Many Faces, com inauguração a 18 de novembro no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, com a presença da atriz e artistas com os quais colaborou.

Esta edição para além de garantir a melhor seleção de filmes em competição, a projeção de autores fundamentais da história do cinema e de jovens cineastas emergentes, conta também com um lugar importante para o cinema português, com dois nomes cuja obra, pela importância que tem, precisamos de conhecer melhor em Portugal. Será exibida uma retrospetiva integral da obra de João Mário Grilo, realizador, académico e investigador na área do cinema, como também apresentará a obra do documentarista José Vieira, radicado em França e particularmente dedicado à problemática da emigração.

A programação do festival tem ainda uma componente social ativa integrando atividades dirigidas ao público escolar e ao público sénior. Com a exibição de uma seleção de curtas-metragens e filmes promove o diálogo ativo e a contextualização tanto histórica como cinematográfica.

Este ano, o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, os cinemas Medeia Monumental e Nimas e o Teatro Nacional D. Maria II, são os principais espaços, cuja qualidade e polivalência prometem garantir o sucesso deste evento e permitir ao festival um envolvimento mais próximo com a dinâmica das cidades envolvidas, com os seus habitantes e aqueles que visitam.

Mais informações em http://www.leffest.com/

Quinta, 16 Novembro 2017 11:11